Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Porque nem todos os materiais são recicláveis?

Quando destinamos nossos materiais recicláveis para a coleta seletiva é importante saber que nem tudo vai ser efetivamente reciclado. Mesmo que tudo seja reciclável, sempre uma parte deste material ainda é descartada em locais de destinação final de resíduos, como aterros e lixões, devido a diversos fatores.
Para entender melhor porque isso ocorre e responder à pergunta do título é importante lembrar que até recentemente não havia um marco legal regulatório em favor da reciclagem, deixando-a totalmente a mercê da viabilidade econômica.
A reciclagem é uma complexa cadeia produtiva composta por vários segmentos industriais independentes entre si. Estes segmentos atendem mercados diversos, abastecidos por uma rede de comércio de materiais recicláveis. Esta rede é suprida por resíduos domésticos, coletados por catadores ou programas municipais de coleta seletiva, e por resíduos recicláveis industriais.
Os materiais encaminhados para a reciclagem serão efetivamente reciclados se houver indústria que os recicle, e a existência dessa indústria é possível desde que a transformação seja economicamente viável.
Assim, podemos afirmar que, para que a reciclagem ocorra, o custo de coleta, transporte e transformação não pode inviabilizar a comercialização lucrativa dos produtos transformados, dentro dos diversos mercados que os consomem. Neste sentido quando não há viabilidade econômica para a transformação de um material, normalmente ele é considerado rejeito da reciclagem e acaba sendo tratado como lixo.
A partir deste raciocínio vamos tratar de dois elementos básicos que inviabilizam a reciclagem: por um lado a distância das indústrias, e por outro o custo de transformação.

Distância das indústrias
Quando falamos da distância das indústrias de transformação, percebemos que algumas vezes há materiais que são recicláveis em uma determinada região, mas não são em outra que está mais afastada das indústrias consumidoras. Por exemplo, as embalagens longa vida cartonadas, que nas regiões sul e sudeste tem relativa facilidade de comercialização, mas nas regiões mais distantes dos pólos produtivos a maior parte deste material é descartada junto ao lixo comum. O mesmo fator influencia na reciclagem de todos os materiais.

Materiais de difícil reciclagem
Muitos materiais, para serem efetivamente reciclados, precisam passar por processos de produção que encarecem a transformação e inviabilizam a reciclagem. É o caso das embalagens de bandejas de isopor, comuns nas redes de supermercados. Este material é utilizado na maior parte de vezes para acondicionar produtos como carnes e frios, que contaminam o material e inviabilizam a reciclagem, transformando-o em lixo comum.
Estes são alguns dos muitos fatores econômicos que podem inviabilizar uma reciclagem total dos materiais. Futuramente trataremos de mais fatores que interferem no desenvolvimento da reciclagem no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...