Páginas

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vale a pena separar os materiais por cores?

Quando se trata de coleta seletiva, muitas pessoas lembram-se do sistema de separação por cores de acordo com o tipo de material. A grande questão é: Vale a pena separar por cores no Brasil?

O sistema de cores da reciclagem no Brasil é resultado de uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA - Resolução N° 275 De 25 de Abril 2001), que se baseou em modelos internacionais, sem uma avaliação consistente da sua aplicabilidade no contexto nacional.
A resolução considera que “a reciclagem de resíduos deve ser incentivada, facilitada e expandida no país, para reduzir o consumo de matérias-primas, recursos naturais não-renováveis, energia e água”, mas o fato é que a separação em cores não contribui com estes objetivos no contexto nacional.
Eis alguns motivos pelos quais não vale a pena separar por cores:

1)       Separação para o mercado da reciclagem:
No Brasil a base da cadeia produtiva da reciclagem são as unidades de triagem de materiais de origem pós-consumo, ou seja, os materiais separados do lixo comum doméstico. Todos esses estabelecimentos trabalham como uma indústria, em que existe uma só linha de produção, onde são separados todos os materiais oriundos da coleta. Sendo assim, a divisão em cores não facilita a separação.

2) Coleta de materiais recicláveis:
Muitas pessoas ficam decepcionadas ao saber que separaram o material em casa ou no trabalho pelo sistema de cores e, ao ser coletado, o material reciclável misturado novamente, sendo separado apenas do lixo comum. Se fosse realizada uma coleta com caminhão utilizando o sistema de cores, seria necessário que toda a organização da coleta fosse planejada em função delas. Ou o caminhão teria que ter compartimentos internos para cada tipo de material, ou a coleta precisaria ser feita com caminhões diferentes, específicos de cada cor e, posteriormente esses materiais deveriam ser encaminhados para organizações especializadas em cada tipo de material, o que não existe na realidade brasileira.

Estes são os principais aspectos que dificultam a implantação do sistema de cores. Atualmente ela é utilizada com caráter mais pedagógico do que prático. Nesse sentido, é importante refletirmos se não seria mais eficiente focar os esforços de educomunicação a fim de promover a separação de materiais recicláveis e lixo comum de forma mais simples e objetiva. Acreditamos que desta forma a reciclagem de resíduos seria de fato “incentivada, facilitada e expandida no país”, como considera a Resolução do Conama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...